Pequenoin ou Pequinês

 <- Esta é a Bia (pequinoin)

 

Nome: Pequinoin, Pequinês, Epágneul Pequinês ou Pekingese;

 

Origem: China

 

Tamanho: 15-23 cm

 

Peso: 3-6 Kg

 

Pelagem: O abundante pêlo comprido possui um rico subpêlo. É conhecida uma vasta gama de cores para esta raça, sendo a mais vulgar o preto e bege, por vezes em combinação com o branco. Esta raça exige um grande cuidado intesivo no que diz respeito com a pelagem. Convém ensinar o cão/cadela desde novo a ver este tratamento como algo agradável caso contrário será complicado cada vez que tentar escovar o pêlo.

 

Carácter: São cães afectuosos, nobres, que possuem uma atitude vitoriosa. Podem ser egocêntricos e teimosos, mas são inteligentes, corajosos e não gostam muito de estranhos. São eles que escolhem quem «manda».

 

Treino: Apesar do Pequinês não deixar que o seu dono seja totalmente o seu chefe, é necessário ensinar-lhe alguns princípios básicos para que não acabe por ter um cão mal comportado que só faz exactamente o que lhe apetece. Deve ser recompensado quando faz algo bem feito e não deve ser rigidamente punido quando erra - este é o melhor sistema para obter bons resultados. Um Pequinês que tenha sido punido torna-se retraído, sentido-se muito magoado e insultado.

 

Comportamento Social: O Pequinês normalmente não cria problemas de convivência em relação a outros animais, mas isso ficará a dever-se ao tipo de treino social que o cão teve. Uma vez que não gostam de ser pertubrados quando estão a descansar, não são uma escolha ideal para uma casa onde há crianças.

 

miado/ladrado por Inyy* às 19:44